SAÚDE DA MENTE DURANTE E PÓS PANDEMIA

 Estamos vivendo uma era de conturbações ao redor de nossas vidas, todavia vamos focar o aspecto da saúde da mente. Sabemos que COVID 19, ataca não só a saúde física, como também e principalmente a nossa saúde mental, sendo que por vezes desconhecemos e até esquecemos de nós. No cenário atual precisamos estar atentos igualmente ou até mais, dependendo da situação, ficarmos em alerta ao nosso emocional, que nos dizem que as nossas emoções e sentimentos estão precisando de atenção e cuidados.

  A Prevenção da Saúde da Mente, acontece por meio do desenvolvimento de hábitos e atitudes de auto cuidado e o cuidado com o outro. Sendo o autocuidado como o próprio nome diz se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo e obviamente que esse movimento impacta no outro. Com isso, devemos estar em consonância com os objetivos e valores de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras e formas próprias de se cuidar para poder estar em condições de cuidar do outro.

 Aqueles indvíduos que estavam em situação de adoecimento mental, certamente agravaram; outras foram acometidas pelo adoecimento da pandemia, pelas perdas ocasionadas pela morte, medo, desemprego, falta de perspectivas, violência doméstica e/ou social dentre outras situações que podem ter prejudicado a saúde da mente.

  A busca pela melhora só ocorre satisfatoriamente se estivermos abertos a “enxergar e reconhecer” com clareza e transparência o nosso mundo interior e o que o “cerca”, neste cenário conhecimento e autoconhecimento, pois devemos resgatar nossa  potencialidade que à priori e de maneira flexível poderá nos dar um novo sentido a algo, à alguém ou alguma experiência, que possa alavancar e alcançar as melhorias necessárias de nossa saúde da mente.

 Com isso, essa nova e dura realidade deve servir não para paralisar mas para incentivar a todas as pessoas a construírem seus espaços na família, no trabalho, nas redes de apoio, na comunidade, podendo produzir ambientes com mais saúde e qualidade de vida pessoal e social, buscando sempre mais as competências e capacidades exigidas pelo momento atual em que estamos passando.

 No entanto, não só precisamos saber dar um novo valor à vida, como se faz necessário desenvolver habilidades e colocar em prática a transformação do mundo interior, que além das fragilidades, medos e angústias, encontraremos nossas potencialidades e criatividade, sendo esse o primeiro passo para redefinir a história de nossas vidas. 

  Nesse momento, exige-se de pessoas e profissionais com atitudes que impulsionem melhorias nas relações, para envolver um novo plano de vida, podendo gerar resultados com impactos positivos, numa via de mão dupla, interpendência positiva e construtiva. Ter visão estratégica a curto, médio e longo prazo é o primeiro passo para estarmos redefinindo nossa vida pessoal e influenciar o social. 

  Você que provavelmente já esteja num nível mais avançado para redefinir sua vida,sua história, procure sempre atualizar seus conhecimentos, habilidade, atitude e entrega, para estabelecer seu objetivo, sendo este claro e com um compromisso consigo mesmo para entrar em ação as melhorias e chegar ao lugar que deseja. 

   Nossa saúde mental é um processo contínuo do autocuidado e o cuidado com outro!

                                                                    Psicóloga Eliane S. Marçal - CRP 08/05774



Comentários

Postagens mais visitadas